São necessárias, em média, 2000 toneladas de pedra rachão por dia, entre outras pedras; empresa atende a 100% da obra de ampliação da via
SÃO LUÍS – Um dos mais robustos projetos de mobilidade urbana do litoral maranhense, a duplicação da Avenida Litorânea segue a todo vapor. O trabalho é centrado em 5,1 km de extensão, trecho que integrá os municípios da Grande Ilha. Para se ter uma ideia da envergadura da obra, basta verificar a quantidade de pedra brita fornecida diariamente pela Granorte Mineração, única empresa local do ramo com capacidade para atender a 100% do projeto.
Somente de pedra rachão, medindo em torno de 1 metro, são necessárias, em média, 2000 toneladas por dia. Os caminhões fazem, em média, 90 viagens diárias, trabalho esse aos cuidados Granorte Transporte, em parceria com a Lucena Infraestrutura. A pedra rachão é utilizada em enrocamentos, ou seja, estruturas de contenção feitas com pedras para proteger áreas contra a erosão causada pela água. Um trabalho técnico e preciso que prepara o terreno para os próximos avanços da obra.
“O trabalho também é feito com pó de brita, brita zero, brita 01, brita 3 e brita 4. Tudo fornecido pela Granorte Mineração. Nós dispomos de duas usinas na pedreira e capacidade de produção mensal superior a 200 mil toneladas por mês”, frisa Pedro Salgueiro, da Granorte.
Segundo Aline Laurentino, técnica de planejamento da Lucena Infraestrutura, a obra contempla a instalação de 252 estacas, divididas em 10 eventos sequenciais. “Atualmente, estamos avançando na execução do enrocamento do evento das estacas 96 a 135, no trecho Praia do Meio”, enfatiza Aline Laurentino. O projeto inclui saneamento, iluminação, ciclovia, áreas de lazer, ponte e praça pública.
“Esta é uma obra estruturante que vai impactar positivamente também em Raposa, que é a região para onde a Grande Ilha está crescendo, representando um grande avanço para a mobilidade urbana. Uma iniciativa pensada para o crescimento da nossa economia e do turismo de toda a região”, disse o governador Carlos Brandão.
O projeto inclui ciclovia ao longo de toda a avenida, 10,2 quilômetros de calçadas amplas, três faixas de rolamento por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus, ao lado da qual serão instalados novos abrigos para os usuários do transporte coletivo. Também haverá estacionamento a 45º do lado esquerdo da via, canteiro central em piso intertravado e iluminação pública em LED. Será executado sistema completo de drenagem pluvial e integração com o sistema de esgoto por meio de duas estações elevatórias.
Fluidez no tráfego
Um trecho da via será referente a uma ponte sobre o Rio Jaguarema, que fará a integração direta do novo eixo viário com a Avenida Atlântica, no Araçagi. Assim será possível dar mais fluidez ao tráfego, acessibilidade e conexão entre áreas urbanas. Na Praça de Iemanjá, já no bairro Olho d’Água, será executada uma ampliação do projeto de urbanização da área, que ganhará espaço de lazer, contemplação e valorização cultural e religiosa, área planejada para convivência comunitária, turismo e manifestações culturais. A infraestrutura moderna com acessibilidade, paisagismo e iluminação especial irá resgatar e valorizar a identidade simbólica e espiritual da orla maranhense.
Além de conectar a orla dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, a extensão da Avenida Litorânea trará diversos outros benefícios. A via será uma alternativa eficiente entre a Avenida dos Holandeses e a MA-203 (Estrada da Raposa), reduzindo congestionamentos e melhorando a mobilidade regional. O novo trecho também oferecerá resposta do Estado ao desafio de trânsito e transporte intermunicipal.
A nova via também promoverá a dinamização econômica e inclusão cultural, valorizando diversas áreas destinadas ao turismo, lazer e comércio da orla da Grande Ilha, gerando oportunidades de trabalho tanto na economia formal quanto informal, fortalecendo atividades culturais locais, ampliando a inclusão produtiva, criando um circuito integrado entre economia, cultura e turismo.
O ordenamento territorial e a sustentabilidade ambiental também serão outros benefícios da obra, pois ela promoverá o controle do uso e ocupação das praias e áreas costeiras, restringindo a circulação de veículos sobre dunas, falésias e zonas de risco, promovendo o uso urbano ambientalmente equilibrado da orla, dando mais dignidade para a população local.